Bom dia, meus limõezinhos!
Como vocês estão por aí?
Eu contei lá no nosso grupinho, que você pode fazer parte de forma gratuita acessando pelo meu perfil, que eu tava preparando um outro conteúdo, mas enquanto estudava pra me aprofundar no assunto, acabei ficando com mais dúvidas e reflexões, o que vai demandar mais tempo pra elaborar um conteúdo que seja não apenas informativo, mas que eu goste e acredite também.
Contudo, tem um assunto que eu tenho refletido há algum tempo e acho que vale a pena trazer aqui pro perfil.
Eu tenho a impressão que pessoas que foram criadas por quem viveu o milagre econômico, obviamente considerando aqui um recorte específico de classe, sofreram uma pressão muito grande para se tornarem independentes o mais rápido possível e à qualquer custo.
E que isso pode ter feito com que nós tenhamos nos tornado mais distantes ao passo que não podíamos dar trabalho, nem incomodar, portanto precisávamos resolver nossas questões sozinhos.
E isso faz não só com que tenhamos mais barreiras pra falar de nossas próprias vidas, como também que nos preocupemos menos com questões alheias.
Não é que não haja carinho ou afeto, mas que a gente tem dificuldade de nutrir vínculos onde notamos que o acolhimento foi negligenciado em detrimento do sucesso pessoal, financeiro ou profissional. Seja lá o que sucesso significava para aqueles que nos impunham essa condição.
E eu acredito que isso seja parte de um projeto de manutenção do sistema onde, se eu não falo das minhas questões, ao mesmo tempo que não me importo com as questões dos outros, então os problemas estruturais ficam escondidos, restando apenas coisas banais e momentos de sucesso, que dariam uma falsa sensação de que está tudo bem e, portanto, devemos manter, ou melhor, conservar, as coisas como estão.
Dito isso, como sugestão pro Espreme o Suco de hoje eu quero saber: primeiro, vocês acham que eu tô viajando nesse pensamento? Segundo, vocês também se sentem assim? Terceiro: você compartilhar alguma história sua dessa pressão pela independência, ou que sentiu que estava distante por conta dessa pressão?
Lembrando que, se a mensagem for muito grande pra caixinha, ou você quiser se aprofundar, pode mandar por DM e que eu jamais vou usar nada que possa identificar vocês, mas se ainda assim quiser que a conversa fique apenas entre nós dois é só pedir e seu desejo será respeitado, beleza?
Só pra garantir que você chegou até o final aqui, me manda aquele emoji da pessoa correndo pra sinalizar essa corrida pela independência.
Bom, é isso. Bora então pra nossa jornada!
Você sente que a pressão por se tornar independente o quanto antes te tornou também mais distante?